Rede transregional América Latina : artes e culturas

Este blog tem por objetivo difundir as investigações sobre as artes e culturas da América Latina, do passado ou do presente, realizadas por investigadora(e)s do Centro Alemão de História da Arte (DFK Paris) e por membros afiliad(a)os à sua rede. Em continuidade às Academias Transregionais organizadas pelo DFK Paris e pelo Forum Transregionale Studien no âmbito do seu novo foco de investigação “Travelling Art Histories” desde 2016, o blog almeja manter e enriquecer essa rede internacional de investigadora(e)s interessada(o)s nesses temas, informá-la(o)s e convidá-la(o)s a publicar eventos, chamadas, publicações, etc. 

Travelling Art Histories

Cada encontro expande nosso horizonte de experiência. Para a história da arte, essa simples observação tem consequências complexas. Enquanto disciplina que lida com um conteúdo definido como transnacional desde o início, mas que ao mesmo tempo está fundamentada em um contexto metodologicamente concreto – tanto linguístico quanto cultural –, a história da arte enfrenta, devido aos fenômenos de mobilidade e circulação, importantes desafios em relação aos seus métodos e ao seu cânone. O eixo temático “Travelling Art Histories” propõe analisá-los numa perspectiva deliberadamente transregional: entre América Latina e Europa. O DFK Paris, um espaço de intercâmbio contínuo entre culturas (científicas), no qual as histórias das ideias e os fenômenos artísticos podem ser conhecidos em sua diversidade, oferece um ponto de partida adequado a essa concepção, uma experiência relevante e redes estratégicas dentro e fora da Europa. Essa iniciativa é parte de uma mudança fundamental de paradigma dentro das humanidades e das ciências sociais na Europa: o crescente enfoque no estudo de culturas não europeias. Com sua nova ênfase na pesquisa, o DFK Paris deseja participar ativamente desse movimento e contribuir com a amplitude inovadora da disciplina.

Travelling Art Histories” foi concebido como um projeto de investigação volante em torno de uma série de academias transregionais temporárias que ocorreram sucessivamente em diversos lugares da América Latina. Com o fim de distanciar-se criticamente da oposição entre centro e periferia, o projeto foi construído resolutamente como uma rede visava refletir, mas não reproduzir, as assimetrias hegemônicas, a fim de se opor, desde o início, a uma divisão entre os atores (europeus) e os objetos de análise (“exóticos”). Os diferentes lugares para a realização das academias têm por objeto garantir a inclusão do maior número possível de perspectivas e facilitar as trocas de perspectiva. A forma dinâmica do diálogo deve contribuir a um verdadeiro debate sobre os diferentes processos culturais criativos, as estratégias de apropriação e as modalidades de tradução e comparação em uma perspectiva transregional e transcultural, em lugar de se limitar a descrever e comparar tendências artísticas. 

Lista de academias anteriores:

Para mais informações :

https://dfk-paris.org/en/research-project/travelling-art-histories-1625.html



Cite this blog post
evaudry (2020, November 17). Rede transregional América Latina : artes e culturas. Transregional Latin America Network. Retrieved April 18, 2024, from https://doi.org/10.58079/t9p7

You may also like...

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search