1922: modernismo em debate
Antecipando as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, o MAC USP, a Pinacoteca de São Paulo e o Instituto Moreira Salles – IMS realizaram, ao longo de 2021, o ciclo de encontros “1922: Modernismos em Debate”, que discutiu vários aspectos do movimento modernista brasileiro para além da famosa Semana de 22.
Criativa, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Pinacoteca de São Paulo apresentam
1922: MODERNISMOS EM DEBATE
ciclo de encontros online — de março a dezembro de 2021
A Semana de Arte Moderna será tema do ciclo de debates 1922: modernismos em debate aconteceu entre março e dezembro de modo online. Os encontros foram realizados uma vez ao mês e tiveram a participação de 41 convidados. A atividade organizada em conjunto, de forma inédita, pelo Instituto Moreira Salles, pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e pela Pinacoteca de São Paulo, se propôs a promover uma revisão crítica da Semana, contextualizando-a historicamente e examinando outras manifestações similares em diversas partes do país.
O evento 100% online e gratuito foi transmitido pelos canais de YouTube e Facebook das três instituições. O programa inclui debates nas quatro áreas representadas no evento modernista: arquitetura, artes plásticas, música e literatura. Além disso, investigou os motivos históricos e culturais da ausência da fotografia e do cinema na Semana. Outros pontos de reflexão foram o interesse dos modernistas pela cultura popular e os discursos nacionalistas que emergiram no período e tiveram desdobramentos políticos e ideológicos de espectro variado.
Até dezembro, foram convidados pesquisadores baseados em diferentes estados, com o objetivo de comparar pontos de vistas, ampliar o conceito de modernismo e discutir as especificidades dos diversos movimentos que despontaram no Brasil entre os anos 1920 e 1940. Além de reunir especialistas em arte moderna, participaram artistas contemporâneos que discutiram o teor ideológico presente na representação de corpos negros e indígenas nas obras do período.
https://pinacoteca.org.br/atividade/10242/
Todos os encontros estão disponíveis da íntegra no canal do Youtube do MAC
OpenEdition suggests that you cite this post as follows:
lbader (February 10, 2022). 1922: modernismo em debate. Transregional Latin America Network. Retrieved December 7, 2024 from https://doi.org/10.58079/t9rr